18 de julho de 2011

Certified Information


Já foi o tempo em que uma pessoa chegava numa barraca da esquina e comprava fiado só com a cara.

E dizia coisas como: você pode me vender, mês que vem eu pago; confie, que quando eu tiver dinheiro eu dou o dobro; me ajude hoje, amanhã eu lhe ajudo.


Tempos passados, amigo. A tecnologia nos permite inserir, processar e coletar dados a qualquer tempo, conforme conveniência.

Mas não se engane, ainda existe por aí um Cícero da barraca que oferece crédito a outrem pelo sistema de caderno de controle; mas, fiado mesmo, só com o vizinho confiável, que fique claro.

E temos que provar tudo hoje. Se somos reais. Se nosso perfil na Rede Social não é uma farsa. Se o que escrevemos é de fato verdadeiro. Se nossa conduta é ilibada. Conduta ilibada? Exige-se tanto das normas de comportamento que, às vezes, até respirar é um pecado.

É até cansativo fingir formalidade quando o que se quer mesmo é sorrir. Contar uma piada sem graça. Dizer que o sapato tá apertando o pé. É cansativo fingir que se é comportado sem o ser.

Mas ‘comportamento’ hoje parece tão necessário que algumas pessoas só te dão confiança se você for formal. E se no seu perfil da Rede Social tiver uma foto mais ousada então. Deixa pra lá. É sobre essas coisas de ‘facilidade’.

A oporedora de cartão de crédito só libera compra se seu nome estiver limpo na praça.

As empresas hoje para contratar dão uma espiadinha no perfil do candidato: “você tem que ser na Rede o mesmo que você é na empresa”. Ora, ninguém pode dizer um palavrão no Orkut, Twitter, Facebook ou similares, que corre o risco de perder o emprego.

E cada dia nos cobramos mais e somos cobrados pelos nossos atos. Mesmo que não haja ato nenhum.

Um comentário:

  1. É exatamente a sensação de vc agora não saber se realmente sou eu que estou postando esse comentário ou alguém invadiu meu sistema, minha mente...será que não são alienígenas dominando meu gmail?ou simplesmente alguém numa lan house que viu meu email aberto e resolveu mexer? e o tempero da hipocrisia continua arejando os lares por aí...
    agora edilma, confesso que tive que ir no google digitar e pesquisar o que danado era lascivia...hehehhehehe..bju

    ResponderExcluir

Você pode dizer muito ou quase nada; pode apenas fincar as suas unhas e aranhar a minha janela ou derrubar as cortinas, não tem problema: mostre que você está vivo! Obrigada por estar aqui!